3º banco de multiplicação de sementes

Luta pela terra e dignidade, memória do campo e resistência na cidade

Multiplica! – Comunidade Jardim Bela Vista, Tatuquara, Curitiba, PR

IMG_7923
Fotos: Faetuza Tezelli


IMG_7626A distância entre escolas de ensino convencional e a realidade social atual está marcada por um abismo de convenções, mitos e padrões. Índios foram “descobertos” e extintos, o homem do campo deixou sua vida de roça a partir de um êxodo rural na busca por melhores condições na cidade, o progresso e a evolução provém da indústria e da manipulação genética. Isso aprendemos, acreditamos e muitas vezes por tal, deixamos de ver e valorizar nossa própria raiz e as origens de nosso conhecimento.

IMG_8559

IMG_7808Periferias das grandes cidades são bairros dentro de bairros, existe um mundo. Neste mundo, pessoas simples, trabalhadoras e com muita história que não está nas apostilas. O Jardim Bela Vista é uma comunidade na região do Tatuquara, bem pouco conhecido provavelmente pela maioria dos curitibanos. Um bairro onde Ivo, Joel, Luiz, Helena, Maria e diversas famílias, alguns vindos do campo, outros filhos de ex-agricultores vivem em pequenos lotes em uma área ocupada pelo direito à terra, aguardando regularização de sua moradia própria, e neste tempo mantém a prática de pequenos cultivos em seus pedaços de terra.

IMG_7898

O projeto Multiplica! chegou a este lugar para incentivar e colaborar com uma autonomia quase esquecida, trazendo as sementes naturais e a prática de mutirão, para a criação de mais um Banco de multiplicação de sementes. Conhecemos as necessidades dessa gente através do projeto “Jardinagem: territorialidade, temporalidade, ato político” que nos convidou para levar uma vivência com o objetivo de reconectar estas pessoas a essência das sementes crioulas e unir os velhos plantadores para uma ação comunitária.

IMG_7909

IMG_7837Após algumas visitas prévias ao bairro, afim de entender a organização social, conhecer algumas pessoas e visualizar os espaços cultiváveis, finalmente marcamos uma data para as ações da vivência que daria sequência a um trabalho já iniciado pelo projeto de jardinagem libertária para a criação de uma horta comunitária.

Desta vez a integração entre o pessoal seria nosso maior desafio, já que no contexto urbano, a pureza do contato com a terra e a união do coletivo para ações comunitárias está cada vez mais distante devido a contaminação natural de valores e necessidades criadas.

IMG_7685Primeiro dia de vivência, projeção e roda de conversa… Poucos acudiram, mas muitos foram os que se motivaram, se identificaram e recordaram as praticas camponesas através dos exemplos bravos e inspiradores das agricultoras do filme “Mulheres da Terra”.
Este é o momento em que se manifesta o Sr. Luiz, que ainda mantém uma terrinha conquistada através da reforma agrária, dizendo que está pensando voltar pra roça e pegar na enxada.

IMG_7744

IMG_7767Dia seguinte o mutirão inicia cedo, pouco a pouco vão chegando convocados e crianças curiosas e aderindo à proposta para a criação do Banco de Multiplicação de Sementes. A idéia de apropriar-se de um espaço público para plantar coletivamente anima alguns e confunde a outros, já que este tipo de prática não é algo comum nas cidades e a preocupação pelo espaço individual e separação de terras acaba saindo à tona, mas ao final todos foram digerindo e entendendo que aquele espaço se tornaria o berço das sementes para o futuro de toda a comunidade. O mutirão seguiu o dia todo, entre uns que saíam e novos que somavam, as crianças foram quem marcaram presença constante, divertindo-se e colaborando com o trabalho.

IMG_7780


IMG_7806
Finalmente na Feira de troca de sementes apresentamos o banco móvel com cultivares resgatados durante 2014 e 2015. Muitos velhos guardiões lembravam das sementes já extintas de sua família, os novos plantadores receberam orgulhosos algumas variedades crioulas tão raras aos seus olhos. Nesta dinâmica nomeamos cada guardião para 2 cultivares a serem plantados no novo berço, com o objetivo de ter o acompanhamento dos ciclos destas plantas escolhidas por cada um dos plantadores.

IMG_8011

IMG_8001O plantio foi feito entre todos, e juntos colocamos muita fé neste banco de vida. Durante nossa visita, recebemos poucos exemplares nas trocas de sementes, o que nos faz perceber que neste contexto muito das origens foi realmente esquecido e outros interesses se perderam nas necessidades criadas pelo capital, contudo sabemos que deixamos ali plantada uma sementinha de esperança e união pela terra.

IMG_8056

Variedades plantadas no berço

bela vista mapa sementes

 

40 dias depois, guardiões a postos, observando e identificando

IMG_8574 IMG_8572 IMG_8568 IMG_8558 IMG_8553 IMG_8552 IMG_8551IMG_8549 IMG_8548IMG_8547 IMG_8546

 

 

 

 

 

 

Um pensamento em “3º banco de multiplicação de sementes

  1. Pingback: buy NBA 2K17 MT

Deixar uma resposta