Assentamento Denis Gonçalves

Terra conquistada com luta, motivação de produção agrícola

Fazenda Fortaleza de Sant’Anna (Goianá / Coronel Pacheco, MG)

Como parte do trabalho realizado com o pessoal “juçareiro” do sitio Serra Velha (Rio Pomba, MG), tivemos a oportunidade de visitar e apresentar o projeto Multiplica! no assentamento Denis Gonçalves onde Arthur Petrus estará ministrando um curso de agro-ecologia durante os próxmos 6 meses.

DSC_6827

Com esta missão fomos até o município de Goianá participar das primeiras aulas do curso no assentamento que está fixado na centenária Fazenda Fortaleza de Sant’Anna. Na responsabilidade de informar e gerar um debate sobre sementes crioulas e soberania alimentar, nos surpreendemos com uma linda mística de apresentação, encenanda com um discurso sobre os agrotóxicos. Aproveitando a oportunidade, fomos mais atrevidos e além de apresentar o vídeo do projeto e abrir conversas sobre sementes, também projetamos vídeos sobre bio-construção e assim entramos na questão da autonomia em todas suas necessidades.

DSC_6905

A Fortaleza de Sant’Anna é um lugar histórico que abriga um dos mais conhecidos sítios arqueológicos da Zona da Mata. Com uma mítica cadeia de cavernas, alí está a conhecida Babilônia, onde foram encontrados, no começo do século passado, uma família indígena mumificada. Além disso, as construções originais da fazenda conservam a estrutura original utilizada para a produção de café na segunda metade do século 19, quando chegou a ter 270 escravos. Algumas famílias de descendentes ainda vivem no lugar.

DSC_6921-2

Claro, munidos de Bio-Munição, ao final das oficinas, organizamos uma feira de troca de sementes para a comunidade, o que rendeu 17 guardiões que se comprometeram em multiplicar dezenas de espécies em sua recém conquistada terra. Nós? Também saímos felizes com as trocas, onde nos confiaram históricas sementes crioulas de suas famílias, além de espécies nativas da fazenda de sabeselá quantos anos atrás.

DSC_6897

As 90 famílias que vivem na Fazenda atualmente tem a posse legal da área de 4 mil hectares (abrangendo 4 municípios) que após ser declarada improdutiva foi cedida ao INCRA. Improdutiva? Não para quem tem muita motivação e capacidade de plantar, multiplicar e produzir.

DSC_6838

Os sábios da terra declaram: Nosso povo será guardião do patrimônio cultural e natural desta propriedade.

Deixar uma resposta