Plante SOLO e os frutos virão!

Somos apenas mais um, na harmonia da natureza

DSC_8471

Agricultores com foco na produção sempre manifestam preocupação e interesse na forma de adubar as plantas, na técnica de plantio, na “proteção” e “combate” às “pragas”. Isso tudo é intrínseco ao que chamamos agricultura, seja ela convencional ou agroecológica.

A criação das culturas intensivas pela escassez de recursos após a 2ª guerra, para produzir mais em menores espaços, tornou a agropecuária uma prática de exploração desregrada. Visando não só a produção máxima imediata, mas acima de tudo o lucro, sempre criando “soluções” para os problemas causados pela própria intervenção inadequada.

3029705646_29f8772fdbO grande problema de interagir com a natureza por interesse capital não é apenas o desmatamento, a água ou a modificação genética, falamos da consequência que tudo isso está causando ao nosso elemento primordial: o solo.

Estamos destruindo não somente as sementes, a biodiversidade, as florestas ou os povos tradicionais, é nossa base de vida que está secando, morrendo e sofrendo. O solo é o berço de vida para uma infinidade de macro e microorganismos que se relacionam, se complementam e mantém a harmonia no todo do planeta.
Desmatamento de florestas e sub-biomas inteiros que mantinham uma fauna microbiótica que alimenta o solo, monoculturas de plantas que retiram e devolvem sempre os mesmos nutrientes da terra, pesticidas que matam não só as “pragas”, mas milhares de insetos, fungos e bactérias fundamentais para a manutenção e reciclagem desta placenta que propicia o desenvolvimento dos vegetais e animais.

imagen_13origem da foto:
 http://www.arqhys.com/arquitectura/fotos/arquitectura/Morfologia-de-suelo.png

DSC_8088Constantemente os agricultores se perguntam: o que usar para adubar? o esterco é o melhor para uma produção orgânica? como evitar as pragas?… calcário, npk, biofertilizantes, etc…
Os biomas e as espécies coexistem sem nossa interferência no planeta há milhares de anos, a agricultura surgiu há aproximadamente 10 mil anos, e em apenas 100 anos de monoculturas temos 50% menos da biodiversidade.

Assim, se queremos mesmo plantas saudáveis e cultivos sustentáveis, precisamos de tempo e observação, por isso acreditamos que a única interação necessária com a natureza é devolver o que estivemos explorando durante este tempo. Aproveite os resíduos orgânicos, utilize o composto, cubra a terra, crie sombra, deixe plantas “daninhas” iniciarem os nichos, coloque sementes na terra sem espectativa, plante adubação verde, ame os microorganismos… Plante SOLO e os frutos virão!

DSC_8475

Em uma experiência recente, observamos na prática que os lugares onde interagimos ou plantamos só necessitam que cuidemos o solo. Há 1 ano em um terreno no qual regularmente viemos cuidando o solo, devolvemos microorganismos, protegemos com cobertura e criamos pequenos nichos e microambientes. Sempre plantamos intencionalmente sementes que muitas vezes se desenvolveram outras não. Atualmente, vimos a germinação espontânea de muitas plantas de tomate em diversos lugares do terreno. Sendo que este ano plantamos apenas uma variedade em um único lugar, é “normal” que “apareçam” 8 diferentes variedades espalhadas por todo o terreno? Não. Mas o que observamos é que depois de 1 ano sem cavar, utilizar insumos externos ou revirar o solo, a fauna macro e microbiótica aumentou, e ultimamente, todas as manhãs temos visitas de pássaros que passeiam saltitantes caçando insetos e vermes que se desenvolveram nesta terra. Eis que para nossa surpresa, uma quantidade enorme de plantas e frutos que não plantamos estão chegando para viver neste lugar.

DSC_8442

DSC_8451DSC_8448DSC_8450DSC_8456DSC_8454DSC_8449DSC_8447

4 pensamentos em “Plante SOLO e os frutos virão!

  1. Fotografía Profesional México ofrece: fotografos profesionales, fotografo profesional, fotografos profesionales mexico, Fotografia profesional, fotografos para eventos, fotografos para fiestas, sesiones fotograficas, fotografos para quince años, fotografos para xv años, fotografos de arquitectura, fotografos para bodas, fotos para bodas, foto de producto, estudio fotografico, fotos para xv años, videos para bodas, videos para xv años, video producciones. fotografía profesional.mx   fotografosprofesionales

  2. LedSolar ofrece soluciones de energías alternativas o renovables e iluminación ecológica para su casa, industria, rancho, carreteras o aplicaciones especiales con servicio a todo México. Ofrecemos: lamparas solares, lamparas solares para alumbrado publico, luminaria solar, luminarias fotovoltaicas para alumbrado publico, luminarias solares, postes solares, proyecto de alumbrado publico, alumbrado publico led, alumbrado publico solar, baterias ciclo profundo, baterias solares, campana led, lampara led industrial, lamparas led. ledsolar.com.mx luminariasolar

  3. Aprovechamos la comunicación inconsciente, mientras garantizamos una conexión consciente por medio de experiencias profundas y efectivas.Ofrecemos: Agencia de marketing sensorial, marketing sensorial, marketing olfativo. marketing sensorial mexico, marketing olfativo mexico. sensorikmkt.com marketingsensorial

  4. City Office Business Center tiene como misión contribuir a la rentabilidad de sus clientes ofreciendo servicios de alta calidad con un excelente costo-beneficio. Proporcionar los espacios necesarios para que estos puedan realizar sus operaciones en un medio propicio para el éxito. Ofrecemos: oficina virtual, oficinas amuebladas, oficinas virtuales, salas de capacitacion. oficinas virtuales df cityoffice.com.mx oficinavirtual

Deixar uma resposta