Ações

Lutamos pela soberania, a soberania do conhecimento, a soberania alimentar, a soberania da vida.
O que podemos fazer para depender menos dos recursos centralizados de água, comida e energia e talvez um dia conquistar uma auto suficiência?
Pois é,  sabemos que é um trabalho de formiga, e vamos espalhando um pouco do conhecimento que adquirimos de um lugar para outro, sempre propondo e fortalecendo as práticas em mutirão.
Passamos um tempo nestes lugares, nas comunidades. Um tempo para sentir e oferecer, aprendendo e ensinando.
Acreditamos que o exemplo na educação é uma das melhores formas de transformação.

pequenasacoes

trocadesementesColetar, intercambiar, doar e multiplicar sementes crioulas, organizando feiras de troca de sementes e disponibilizando o banco de sementes móvel para velhos e novos guardiões servindo de ponte entre estes diferentes grupos.

praticasRealizar ações efetivas (permacultura, agrofloresta, bioconstução, eco saneamento, etc…) em comunidades que tenham uma demanda imediata ou manifestem o interesse em receber ajuda. Levar a sabedoria da terra aos novos rurais e a permacultura aos agricultores proporcionando a troca de conhecimentos.

registroRealizar registro fotográfico, escrito e audiovisual das iniciativas e das práticas seculares dos rurais e tradicionais. Procuramos envolver os jovens e crianças destas comunidades, e com isso poder mostrar uma visão mais local.

projecaoFacilitar debates nos lugares visitados a partir de projeções de iniciativas práticas e ações realizadas no decorrer da caminhada e de material de arquivo selecionado.

itineranciaDeixar esta “semente da integração” plantada nos lugares onde passamos, nomeando os “guardiões da terra” como responsáveis por multiplicar as verdadeiras sementes livres dos “sábios da terra”, com o compromisso de compartilhar entre outros guardiões e agricultores na região. Semear a união, o respeito, a biodiversidade e o conhecimento.

difusaoPromover, comunicar e informar através de um canal livre de difusão para as iniciativas e abrir uma conexão com as pessoas que tenham objetivo em colaborar como semeadores ou guardiões para ampliar cada dia mais a rede.