Encontro de Culturas – 9ª Aldeia Multiétnica

A soberania alimentar dos povos tradicionais está na semente

Multiplica! –  Chapada dos Veadeiros, São Jorge, GO

DSC_7272

DSC_7392A Aldeia Multiétnica é uma iniciativa dentro do Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros que este ano reuniu 6 etnias indígenas em uma vivência de cantos, rituais, oficinas, conversas, projeções e ações em um único espaço multicultural. Durante uma semana todos os povos se reúnem para mostrar sua cultura e compartilhar conhecimentos nesta aldeia satélite onde foram construídas casas tradicionais das etnias Krahô, Kayapó, Yawalapti e para a próxima edição conta com uma proposta para a casa Xavante que este ano estreou sua participação com o brilho de rituais fortes e sensíveis.

DSC_7437No acampamento onde estivemos junto aos Xavantes, todas as manhãs às 5hs, despertamos com lindos e lamentosos cantos de um grupo de cantores Krahô que caminhavam pintados e sem camisa ignorando e abstraindo o frio seco e persistente da manhã. A rotina do dia seguia com apresentações e conversas seguindo o cronograma que dava lugar de destaque para uma das etnias a cada dia.

IMG_6121
IMG_6096A participação do Multiplica! não poderia ser mais pertinente quando um dos temas principais do encontro era a sociobiodiversidade. Estivemos facilitando uma conversa sobre as sementes crioulas e disponibilizando o banco de sementes para novos e velhos guardiões durante a Feira de Sementes Tradicionais e Crioulas.

 

XV_ECTCV_AlanOju-5844_640x2000
Foto: Leonil Junior

Também foram organizadas seções de Cine-Prosa durante 3 dias com temática indígena e ambiental em uma parceria entre Raiz das Imagens e Multiplica! que apresentou filmes de autoria de cineastas indígena e questões relacionadas com a soberania alimentar e autonomia dos povos tradicionais e rurais.

 

 

DSC_7483
Para finalizar a participação do coletivo, reunimos as lideranças das etnias Krahô, Xavante, Yawalapti, Kariri Xocó, Fulni-ô e Kayapó para uma roda de conversa e troca de experiências. Cada comunidade apresentando uma série de peças de artesanato tradicional explicando sua origem, utilidade e valor, assim como as dificuldades com relação a coleta da matéria prima, muitas vezes relacionadas diretamente com a degradação de nossos biomas e extinção de algumas espécies.

DSC_7278Missão cumprida! Muitos guardiões que buscavam sementes para suas novas terras agora tiveram uma oportunidade de contato com diversas variedades de cultivares naturais e tradicionais; vários antigos guardiões indígenas puderam recuperar algumas sementes preciosas que valorizam muito em sua comunidade.

IMG_6092

Ano que vem… mais etnias, mais mescla cultural, mais biodiversidade e muito mais multiplicação.

Leia: Resenha do Encontro de Culturas

DSC_7362

 

Deixar uma resposta