Comohumaunidade “Sitio Lugar de Paz”

Mutirão que gera união, multiplica as sementes e o conhecimento

Sitio Lugar de Paz, Bairro do Souza (Monteiro Lobato, SP)

DSC_3425
Lugar de novos agricultores, lugar de novas sementes, lugar de pessoas com energia e motivação para o novo mundo, chegamos na cidade do pai do sítio do pica-pau amarelo. Na cidade de Monteiro Lobato, aos pés da serra da Mãe-te-queira fomos acolhidos no Sítio Lugar de Paz, onde Lelo e Carole nos esperavam para apresentar-nos sua nova semente Iris “Wasi” (estrela, no idioma indígena Xavante) e receber sementes boas de plantar e multiplicar, com o desejo de gerar abundância e autonomia para o futuro dela e de todas as crianças estrela deste lugar.

DSC_3291
Para o dia seguinte já estava organizada a feira de sementes crioulas com os agricultores e produtores da região, onde conversamos sobre as dificuldades e pelo desenvolvimento da associação dos plantadores. Com o objetivo de criar compromisso e unir a todos através das práticas de mutirão decidimos iniciar 2 “berços de abundância” através de uma oficina de agrofloresta que realizamos no dia seguinte e trouxe ao sítio Lugar de Paz aproximadamente 20 agricultores e amigos.

DSC_3451
Trabalhamos juntos e compartilhamos conhecimentos e dúvidas. Ao final do dia, foi tanta energia acumulada que o grupo resolveu marcar o próximo mutirão que promete ser apenas o início de uma prática de reuniões frequentes destes plantadores, agora ainda mais envolvidos com o compromisso de guardiões de sementes, abundância e novas iniciativas.
Gratidão Lelo, Carole, Iris, Potyra, Chiara, Adhemir, Hamilton e a todos os nomes que não recordamos.

 

Pouco mais de um mês após nossa visita, recebemos notícias do Bairro do Souza e foi enorme a satisfação de ver um grupo que se juntou para participar de uma vivência facilitada pelo Multiplica! e se comprometeu em dar seguimento aos trabalhos de mutirão que iniciamos juntos. Este foi o terceiro encontro, e parece que não para tão cedo…

O pessoal que se batizou Comohumaunidade criou um grupo onde atualizam seus encontros e vivências

Gratidão pelo carinho e trocas de experiências.

Passando pela região, não se pode deixar de conhecer esta inspiradora iniciativa.

Deixar uma resposta