Na Aldeia

Aldeia, bem estar e integração social na terra do cacau

Aldeia (Itacaré, BA)

DSC_3868
Atualmente em diversos espaços e novos sitios se trabalha a permacultura e a sustentabilidade através de técnicas, tecnologia e otimização de recursos.
A Aldeia trabalha o indivíduo e seu bem estar em primeiro lugar e busca construir uma nova comunidade que seja consciente e valorize os recursos locais. Utilizando o extrativismo e beneficiamento de frutos da região, se geram subprodutos de qualidade em um ambiente sempre agradável e descontraído.
A idéia principal é ampliar a fabricação dos derivados de côco e cacau para aumentar cada vez mais a demanda e integrar os povoados e quilombos da região na extração e participação.

DSC_3837
Sam, o anfitrião enérgico e sempre aberto a novas iniciativas nos acolheu e abraçou a causa das sementes crioulas prevendo um espaço para consolidar a parceria proposta pelo projeto Multiplica!. Ofereceu sua estrutura, potencial e disponibilidade para a criação de um banco de sementes na terra, plantamos juntos mais e 30 variedades de sementes crioulas resgatadas nas itinerâncias do cerrado e da mata atlântica.

DSC_0409
A agricultura até o momento não foi o foco da comunidade, mas Sam está iniciando o planejamento de áreas para cultivo de subsistência e SAFs, com a visão na importância da autonomia alimentar e do reflorestamento de áreas de pasto. O trabalho com técnicas de agrofloresta, iniciado há 2 anos pelos residentes da comunidade Manoel e Tiago foi extendido através de um modelo deixado pelo mutirão que realizamos durante nossa passagem. Nesta oficina apresentamos a alternativa do “Berço de abundância”, téncica compilada e desenvolvida a partir da integração dos sistemas de Ernest Gotsch, Erhard Kalloch, Bruno Feu, entre vários outros agrofloresteiros.

DSC_0567
Além do trabalho que é realizado por voluntários na produção do óleo de côco, chocolate, manteiga de cacau, e outros subprodutos, a Aldeia busca o envolvimento dos povoados quilombola valorizando e contratando a mão-de-obra para a construção das edificações desta nova comunidade projetadas por Sam com uso de materiais locais.

aldeia mapa mandala
Muitas mentes novas se abrindo e transformando, muitas sementes valiosas que deixamos nesta terra auspiciosa.
Confiamos nestes novos guardiões para a missão de multiplicar e espalhar.

2 pensamentos em “Na Aldeia

  1. Pingback: coool-shop
  2. Pingback: 有趣的故事

Deixar uma resposta