Quantos grãos tem um prato de feijão??

Nesta foto vemos quase 20 mil sementes, ou a refeição para muitas famílias.

Não parece? Por que?

“Sobre ser guardiã de sementes crioulas, puras, não modificadas geneticamente. É um trabalho artístico, que envolve muita paciência, observação do tempo na adaptação no seu espaço. Eis o feijão carioca, não é apenas orgânico. Ganhei 4 sementes, vingaram 2, no ano passado e renderam 22 sementes. Plantadas esse ano e colhidas agora renderam 543 sementes. Cada pé dá em média 6 vagens com 6/7 grãos. Só fazer as contas. Com três anos de persistência pode ter autonomia. Gratidão Multiplica!” ( Elli N., guardiã de sementes)

Temos enorme satisfação em saber que nossa dispersão de sementes está realmente multiplicando.
Elli, uma guerreira que entendeu que a missão de uma guardiã está principalmente na dedicação e persistência, além da sensibilidade na observação dos processos de adaptação da vida.
Com esta quantidade, agora já pode ter sua roça de feijão e tirar uns bons litros para comer, multiplicar e compartilhar. Mostrando que um trabalho de 10 mil anos nos cuidados e seleção das sementes crioulas, não pode ser melhorado num laboratório ou num plantio acelerado e cheio de expectativas de lucro. Precisamos doar pelo menos um pouquinho de nosso tempo e amor para recuperar e preservar estas preciosidades, que por sorte, ainda podemos ter acesso.
Os bancos de multiplicação não são enormes lugares, são pessoas como a Elli e todos nós.